quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Oceano de plástico


---

Os oceanos ocupam 70% da superfície da Terra, mas até hoje se sabe muito pouco sobre a vida em suas regiões mais recônditas. Segundo estimativas de oceanógrafos, há ainda 2 milhões de espécies desconhecidas nas profundezas dos mares. Por ironia, as notícias mais freqüentes produzidas pelas pesquisas científicas relatam não a descoberta de novos seres ou fronteiras marinhas, mas a alarmante escalada das agressões impingidas aos oceanos pela ação humana.

Um estudo atualmente em curso pela entidade ambientalista Greenpeace, mostra que a concentração de material plástico nas águas atingiu níveis inéditos na história.

A primeira vítima dos plásticos que se depositam nos oceanos é a vida animal. Calcula-se que 267 espécies, principalmente pássaros e mamíferos marinhos, engulam resíduos plásticos ou os levem para seus filhotes julgando tratar-se de alimento. Há seis anos, uma baleia minke foi encontrada morta na Normandia, no norte da França, com 800 quilos de sacolas plásticas no estômago.

Essas substâncias, que chegam ao mar principalmente pela ação das chuvas que varrem os aterros sanitários, causam alterações hormonais que modificam o sistema reprodutivo e diminuem a taxa de fertilidade desses animais.

---

4 comentários:

  1. realmente essas sacolinhas plásticas são um terror.
    conscientização é a melhor arma.

    ResponderExcluir
  2. Acho que pequenos gestos podem sim fazer a diferença e basta pôr a mão na consciência para ver o quanto o plástico é prejucicial ao meio ambiente quando manipulado de forma errada...vamos cuidar do futuro dos nossos filhos e netos!

    ResponderExcluir
  3. Sacolas de plástico poluem e muito o meio ambiente, pois são incapazes de se decomporem em curto prazo demoram pelo menos 300 anos para sumir no meio ambiente, então vamos optar pela uso de sacolas oxibiodegradáveis que levam apenas 03 anos para desaparecer. Viva nosso futuro e de nossos filhos, netos, bisnetos e tataranetos se ainda o universo existir para podermos vê-los crescerem... Viva a natureza e nossa consciência cada vez mais apurada e menos degradada.... vlw galera

    ResponderExcluir